sexta-feira, setembro 21, 2012

[#MAPWINDOW] Criando gráficos de barras com legenda

Baseada na postagem Bar charts with legend, que ensina como criar no QGIS mapas com gráficos de barras, com suas respectivas legendas. Nesse exemplo eu vou seguir os mesmos passos usados no artigo supracitado, mas através do Mapwindow GIS.

1. MATERIAIS E BASE UTILIZADOS

2. EXIBINDO OS GRÁFICOS DE BARRAS

Nesse exemplo eu utilizei a base cartográfica referente à divisão política em municípios e mesorregiões do Estado do Paraná, disponiblizadas livremente através do geoftp do IBGE (IBGE, Downloads, Geociências, Malhas Digitais, Muncípios 2010, Paraná). Já os dados estatísticos podem ser facilmente obtidos junto ao Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), referentes ao Censo Agropecuário 2006, condições do produtor em relação às terras.

2012-09-21 15 43 17

Feito isso prossiga com a montagem do cartograma, aqui usando as variáveis Proprietário, Assentado, Arrendatário, Parceiro, Ocupante e Produtor Sem Área para cada coluna do nosso gráfico de barras. Clique duas vezes sobre o layer cuja tabela de atributos contém as variáveis a ser plotadas no nosso gráfico de barras. Feito isso abra-se uma janela referente às propriedades da camada, Layer Properties:…. (Figura 1). Procure pela aba Charts. Aberta a aba Charts, clique em Setup…: (Figura 2).

2012-09-21 15 35 48

Figura 1: Janela de gerenciamento das propriedades das camadas abertas no Mapwindow. Procure pela aba Charts e clique em Setup, como demonstrado acima.

2012-09-21 15 40 13

Figura 2: Aba ‘Charts’, onde você deverá escolher as variáveis utilizadas no seu gráfico de barras. Para tanto, clique nas variáveis “Available fields” e depois no sinal >, até que todas as variáveis desejadas estejam no campo “Selected fields”. Caso você deseje usar todas as variáveis disponíveis, basta clicar no sinal >>.

2012-09-21 17 02 17

2012-09-21 16 50 27

Ao usar essa função no Mapwindow eu percebi algumas limitações. A primeira delas é que os gráficos em barras só aparecem quando desabilitamos a opção de tornar os valores visíveis. O interessante é que essas limitações apenas ocorrem quando criamos nosso gráfico em formato de barras. O mesmo não ocorre quando geramos gráficos em setores ou “em pizza” (Pie Charts), como no exemplo logo abaixo.

2012-09-21 17 06 15

Apesar dos valores aparecerem normalmente nesse tipo de gráfico (Pie Chart), continua a ausência de valor na legenda, o que é muito mais usado nesse tipo de representação cartográfica. Quem já usou o Philcarto, por exemplo, sabe do que eu estou falando.

Espero que os desenvolvedores do Mapwindow percebam essas limtações e as eliminem.

De qualquer forma, fica aí a dica!

Um abraço é até a próxima!!!

Referência:

QGIS.nl Dutch QGIS community site. Bar charts with legend. Acesso em 21.09.2012.